Reunião com produtores discute reabertura de estrada para encurtar em 40km ligação com região do Rio do Peixe

Por Marcos Cardial | Assecom / AIA

O prefeito Gustavo Melo (PSB), juntamente dos secretários Manoelito dos Dias de Rezende Neto (Administração) e João Dias (Agricultura, Meio Ambiente, Pecuária e Abastecimento), esteve reunido no sábado (16) com pecuaristas e produtores rurais da região do Rio do Peixe para discutir a reativação de uma estrada que vai interligar às MT’s 465 a 299, passando pelas MU’s 60 e 70. O encontro foi realizado na Comunidade Nossa Senhora do Rosário e contou com a participação de 64 pecuaristas e moradores da localidade. O Projeto de Lei que trata da reabertura da via encaminhado pela Prefeitura à Câmara de Vereadores deve ser apreciado na noite desta segunda-feira (18).

A reutilização da antiga estrada vai encurtar em cerca de 40km a distância entre a região do Rio do Peixe e o perímetro urbano de Alto Araguaia. Atualmente, os dois únicos caminhos até a localidade são feitos pela MT-465 ou MT-481, passando pela região da Colônia do Ariranha, esta última torna a viagem mais longa e a passagem é feita por regiões com muitas serras e pontos.

Os produtores do Rio do Peixe já sinalizaram uma parceria público privada com a prefeitura para assegurar o repasse de 3,6 mil litros de óleo diesel, além de máquinas e caminhões. O objetivo é dar celeridade ao trabalho de reabertura da estrada nas proximidades do Morro do Pé de Ferro.

Segundo os produtores, o grande gargalo na região é a questão logística, o que dificulta a retirada da produção, especialmente de bovinos comercializada com frigoríficos da região, especialmente em Pedra Preta (MT). Outra situação que gera prejuízos, segundo os pecuaristas, é a dificuldade com a chegada de insumos para recuperação da pastagem e ração bovina.

“A comunidade solicita a reabertura desta estrada, visando encurtar a distância até o perímetro urbano de Alto Araguaia, em parceria. Esteve presente à Câmara de Vereadores. Não tenho dúvida que esse projeto será aprovado. Quem ganha é a comunidade. O Poder Público está ouvindo as demandas e vai atuar em parceria com os produtores visando encurtar distâncias”, disse o prefeito Gustavo Melo.

Também estiveram na reunião os vereadores Jorge Melo; Vanderlei Luiz Marques; Clodoaldo Fernandes, André Leal; Deusdete Xixica, Marilzan Nunes; Zé Airton e Paulo Lopes.